Conferência “Mulheres em Luta – Retratos Cruzados da Lusofonia”

A CCPF (Coordenação das Coletividades Portuguesas de França) organizou, dia 8 de Março, uma conferência dedicada ao tema “Mulheres em Luta – Retratos cruzados da Lusofonia”. Esta conferência, comemorativa do Dia Internacional da Mulher, teve lugar no salão Eça de Queirós do Consulado Geral de Portugal em Paris.

A conferência foi precedida pela projeção da curta-metragem “Ouvre Ta Gueule” escrita e realizada por Aélita Jacob e Daniel Alfarela. Este último fez uma apresentação do filme e dos seus objetivos, que são os de incitar tanto as vítimas como as testemunhas das violências feitas às mulheres a denunciar esses atos.

A conferência teve como moderadora Luísa Semedo, presidente da CCPF, que sublinhou a importância da promoção dos exemplos de coragem das mulheres, nomeadamente enquanto autoras e protagonistas da História, que poderão servir de modelos e incitar outras mulheres a ter um papel mais ativo.

A intervenção da historiadora Marie-Christine Volovitch-Tavares, centrou-se sobre o papel ativo da mulher emigrante portuguesa em França  nomeadamente através do exemplo de Loreta Fonseca e da sua luta nos anos 70 nos bidonvilles de Massy e do movimento de apoio à sua não-expulsão de França.

David Leite, adido cultural na embaixada de Cabo Verde, fez um panorama histórico do papel da mulher cabo verdiana desde os tempos da escravatura até aos dias de hoje.

O Presidente da Associação France-Timor Leste, Carlos Semedo, sublinhou a importância da luta das mulheres timorenses na luta pela independência do país mas igualmente da luta pela sua própria autonomia enquanto mulheres.

Esta conferência meteu em evidência que as várias batalhas pela independência, pela liberdade e pela integração nos vários países de origem e de emigração, foram ganhas através da coragem e da consciência igualitária de mulheres e de homens,  mas que a luta continua, e que com mais ou menos disparidades as discriminações continuam a vários níveis e em todos os países.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s